Instituto Pensar - Mamata sem fim: Pazuello usa carro oficial do Exército e foge da imprensa

Mamata sem fim: Pazuello usa carro oficial do Exército e foge da imprensa


Foto: Cristiano Mariz/O Globo

Por Plinio Teodoro

Quatro meses após ganhar um cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência pelos "bons serviços? prestados frente ao Ministério da Saúde durante a pandemia, o general Eduardo Pazuello, que exerce cargo civil, usa um carro oficial do Exército para transitar, sem máscara, por Brasília.

Morando no Hotel de Trânsito de Oficiais (HTO), Pazuello tem à disposição carro e motorista do Exército que o buscam diariamente por volta das 8h30.

A cena foi flagrada pela primeira vez por Daniel Gullino e Cristiano Mariz, do jornal O Globo, na quarta-feira (6), quando o general embarcou sem máscara de proteção contra a covid.

Na quinta-feira (7), quando os repórteres chegaram por volta das 8h, o carro já esperava Pazuello.

Os jornalistas queriam falar com o ex-ministro. Mas após serem vistos, o motorista fugiu e estacionou em uma saída lateral do hotel, onde Pazuello, desta vez com máscara, entrou no carro por volta das 8h40, sem dar declarações.

Segundo a reportagem, as regras do Exército determinam que os carros oficiais "destinam-se ao uso exclusivo em servico?, definido como "aquele destinado a viabilizar atividades públicas ligadas ao exercício do cargo militar, inclusive aquelas ligadas à representação oficial, inerentes ao cargo militar, sendo vedado o uso de veículos oficiais para fins particulares?. O que não é o caso de Pazuello, que exerce uma função civil.

Leia também: Sobrinha de Pazuello, que mora nos EUA, recebeu R$ 3,3 mil de auxílio emergencial

Indagado sobre o uso pelo assessor de Bolsonaro, a força afirmou que o benefício foi concedido ao ex-ministro da Saúde "em razão de ainda não terem sido concluídas as medidas administrativas referentes à sua movimentação para a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República?, mesmo com Pazuello fora do comando da pasta há 4 meses.

Além de carro e motorista do Exército, Pazuello ainda recebe R$ 39,2 mil mensais. Desde o início de junho até a semana passada, o general era secretário de Estudos Estratégicos da SAE. O posto, porém, foi extinto em uma restruturação interna, e o ex-ministro foi nomeado como assessor vinculado à Presidência da República.

Nos bastidores, Pazuello tem assessorado o governo a levantar dados e enfrentar a CPI da Pandemia na qual ele próprio é investigado.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: